Parque de manobras
No módulo parque de manobras pretende-se que o aluno adquira os mecanismos e conceitos básicos da condução.
Para ajudar o aluno a atingir esses objetivos foi elaborado um conjunto de exercícios que vão aumentando o grau de dificuldade.
No início da aprendizagem temos: início de marcha, alavanca de câmbios, arranque e paragem, marcha ré e inversão de marcha e andamento em declives e aclives.
Controlo do veículo
Numa fase seguinte será pedido ao aluno para realizar os seguintes exercícios:
- Ponto de embreagem;
- Estacionamento (espinha, paralelo, entre viaturas);
- Frenagem precisa em vários tipos de pavimento (asfalto, terra, neve, gelo e com poças de água);
- Testes da distância de segurança.
Condução avançada
Numa fase mais evoluída da aprendizagem do aluno, este poderá também treinar:
- Ultrapassagens pela esquerda e direita;
- Desenvolvimento das capacidades de antecipação e previsão;
- Avaliação da exploração percetiva visual (EPV);
- Contorno de obstáculos em ziguezague (cones).
Condução sob efeito do álcool
No simulador é possível o aluno ter a perceção dos perigos que pode correr se conduzir após o consumo de bebidas alcoólicas.
Assim sendo, existem vários exercícios para diferentes taxas de alcoolemia:
- 0,5 g/l
- 0,8 g/l
- 1,2 g/l
Na imagem abaixo pode-se verificar a redução significativa do campo de visão para uma taxa de 1,2 g/l.
Condução independente
Por fim o aluno poderá treinar em modo livre, ou seja, o instrutor virtual não dá ordens, apenas alerta para as infrações, pois o que se pretende aqui é que seja o instrutor presencial a dar as indicações ao aluno.
Estes são os primeiros circuitos e servem para adaptação à condução. O tráfego é reduzido.
Os cenários existentes são:
- Circuito de manobras;
- Circuito de aceleração.