Navigator



Parque de manobras

image

No módulo parque de manobras pretende-se que o aluno adquira os mecanismos e conceitos básicos da condução.

 

Para ajudar o aluno a atingir esses objetivos foi elaborado um conjunto de exercícios que vão aumentando o grau de dificuldade.

 

No início da aprendizagem temos: início de marcha, alavanca de câmbios, arranque e paragem, marcha ré e inversão de marcha e andamento em declives e aclives.


Controlo do veículo

image


Numa fase seguinte será pedido ao aluno para realizar os seguintes exercícios:

 

- Ponto de embreagem;

- Estacionamento (espinha, paralelo, entre viaturas);

- Frenagem precisa em vários tipos de pavimento (asfalto, terra, neve, gelo e com poças de água);

- Testes da distância de segurança.


Condução avançada

image

image


Numa fase mais evoluída da aprendizagem do aluno, este poderá também treinar:

 

- Ultrapassagens pela esquerda e direita;

- Desenvolvimento das capacidades de antecipação e previsão;

- Avaliação da exploração percetiva visual (EPV);

- Contorno de obstáculos em ziguezague (cones).


Condução sob efeito do álcool

image

No simulador é possível o aluno ter a perceção dos perigos que pode correr se conduzir após o consumo de bebidas alcoólicas.

 

Assim sendo, existem vários exercícios para diferentes taxas de alcoolemia:

- 0,5 g/l 

- 0,8 g/l

- 1,2 g/l 

 

Na imagem abaixo pode-se verificar a redução significativa do campo de visão para uma taxa de 1,2 g/l.


Condução independente

image

Por fim o aluno poderá treinar em modo livre, ou seja, o instrutor virtual não dá ordens, apenas alerta para as infrações, pois o que se pretende aqui é que seja o instrutor presencial a dar as indicações ao aluno.

 

Estes são os primeiros circuitos e servem para adaptação à condução. O tráfego é reduzido.

 

Os cenários existentes são:

- Circuito de manobras;

- Circuito de aceleração.