Circuitos de condução
O SimDriver disponibiliza condução em condições ideais tanto de visibilidade como de piso. Por outro lado, são disponibilizados diversos módulos de condução em condições adversas que incluem condução com nevoeiro, condução noturna e diferentes tipos de piso. Como foi dito anteriormente, existem vários circuitos para o aluno poder conduzir.Circuitos simples
- Com várias mudanças de direção à esquerda e à direita.
- É imposto um limite de velocidade de 90Km/h ao início.
- O tráfego veicular aumenta.
- Existem também outras situações, tais como:
- sinais de parada obrigatória
- prioridades
- controlo de velocidade por sinalização semafórica
- sinalização semafórica
- túneis
- declives e aclives
- saliências
- sinalização horizontal e vertical variada
- zonas de obras
- vários tipos e condições de rodovia
- rotatórias
- cruzamento com linha férrea em nível com barreira
- etc.
Circuitos de nevoeiro
Nestes circuitos o condutor é testado a conduzir com nevoeiro no cenário, de forma a dificultar a sua condução.
O instrutor virtual controla a presença permanente das luzes médias ligadas. O instrutor também controla permanentemente a distância de segurança, ajustando a mesma de acordo com as condições do pavimento e meteorológicas.
Existem 3 circuitos distintos para conduzir no nevoeiro, sendo que algumas vezes o nevoeiro muda de intensidade dentro do próprio circuito.
Circuitos de montanha
Nos circuitos de montanha pretende-se dar ao condutor um circuito com várias descidas, subidas e curvas apertadas de forma a testar os limites da sua condução adquirida anteriormente.
Em alguns dos circuitos de montanha existem obstáculos no meio da via de forma a que o condutor tenha que reagir e simultaneamente respeitar a prioridade.
Este módulo é composto por vários cenários de condução em montanha, nomeadamente:
- piso em asfalto
- chuva
- neve
- nevoeiro
O sistema também controla se não está nenhuma mudança engrenada quando se está em declive.
Em estrada, o limite de velocidade imposto é de 90 Km/h e o tráfego de veículos difere de circuito para circuito.
Auto-Estradas
O aluno também pode treinar a condução em auto-estrada.
Aqui o aluno tem de:
- Respeitar a prioridade ao entrar na via;
- Os limites de velocidade máximo e mínimo;
- Não pode realizar marcha ré;
- Não pode parar o veiculo no circuito.
Os circuitos apresentam três vias de circulação, com diferentes níveis de tráfego, alertando o instrutor virtual o condutor para conduzir à direita, bem como controlar, o transitar pela contra-mão de direção
Circuitos nocturnos
Existem vários circuitos de condução noturna.
O aluno deve respeitar os faróis do veículo sempre ligadas e deve ter o cuidado de não transitar com o facho de luz alta pois pode ofuscar e perturbar a visão do motorista em sentido oposto.
Circuitos em áreas urbanas
Sempre efetuado em área urbana.
O limite de velocidade é de 50 Km/h.
O número de veículos e de pedestres em circulação é maior, aumentando assim o grau de dificuldade da circulação.
No cenário urbano podemos encontrar outras situações, nomeadamente:
- Sinalização semafórica
- Estacionamentos
- Paradas obrigatórias
- Lombadas
- Vias de sentido único de circulação
- Regras de prioridade
- Sentidos proibidos,
- Áreas de cruzamento de vias
- Canteiros centrais
- Rotatórias
- Obras;
- Etc.
Após o aluno ter efetuado todos os circuitos urbanos poderá, no fim, conduzir num circuito urbano integrador, designado de urbano expert.
Este circuito inclui todas as situações do código da estrada anteriormente vistas.
Este circuito permite também dar um maior realismo em termos de fluxo veicular.