Instrutor Virtual
- Apresentar as ordens a executar na condução pelo aluno;
- Advertir para as infrações dos condutores.
Para uma correta aprendizagem, o aluno deverá cumprir as ordens e instruções dadas pelo instrutor virtual ao longo dos exercícios de cada um dos módulos. Em caso de erro ou não execução, o instrutor virtual procederá ao envio de mensagem, conforme o caso.
O instrutor virtual do simulador dispensa a presença física de um instrutor junto do mesmo, apesar de aconselharmos a utilização de instrutor presencial que é sempre uma mais-valia no ensino da condução para o aluno.
Objectivos
No início de cada exercício o instrutor virtual apresenta os objetivos a atingir pelo aluno, para que este perceba o que deve fazer para dar como concluído com sucesso o módulo.
Na imagem inicial temos um exemplo de um desses objetivos apresentados no início do exercício.
Relatório final de condução
No fim de cada exercício, e desde que sejam atingidos os objetivos iniciais propostos pelo instrutor, será apresentado um breve relatório com o tempo e quilómetros percorridos no exercício.
Será também apresentado o total de ações positivas (feedback) e ações negativas, que são agrupadas em diferentes níveis:
- Erros de condução;
- Infrações leves, graves e muito graves.
A imagem inicial do lado esquerdo exemplifica um relatório final de módulo.
Principais erros que o instrutor virtual detecta
- Falta de cinto de segurança; - Mão contrária; - Sentido proibido; - Não paragem em Stop; - Caminho do circuito errado; - Não fazer piscas; - Pisar traço contínuo; - Passar semáforo amarelo; - Passar semáforo vermelho; - Colidir com peões e/ou veículos; - Colidir com rails ou passeios; - Não dar prioridade em passagens; - Não dar prioridade a veículos; - Velocidade reduzida em auto-estrada; - Paragem em auto-estrada; - Marcha atrás em auto-estrada; - Não utilização de luzes de noite; - Não utilização de escovas limpa pára-brisas em circuitos de chuva; - Pedir mudança quando rotação baixa; - Distância de segurança; | - Pedir mudança quando rotação alta; - Mudança direção com pisca errado; - Deixar motor do veículo ir abaixo; - Motor abaixo com travão de mão; - Colocar mudança não sequencial; - Acelerar e travar em simultâneo; - Velocidade excessiva; - Pé na embraiagem em andamento; - Pisar Bermas; - Marcha atrás em andamento; - Não ligar as luzes em túneis; - Não desligar luzes; - Não respeitar passadeiras; - Entrar em faixa de BUS; - Parar em Yellow Box; - Excesso de velocidade; - Utilização de máximos indevidos; - Luzes desligadas em circuitos de nevoeiro; - Não embraiar quando coloca mudança; - Etc. |