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Instrutor Virtual

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O instrutor virtual tem duas funções fundamentais:

   - Apresentar as ordens a executar na condução pelo aluno;

   - Advertir para as infrações dos condutores.

 

Para uma correta aprendizagem, o aluno deverá cumprir as ordens e instruções dadas pelo instrutor virtual ao longo dos exercícios de cada um dos módulos. Em caso de erro ou não execução, o instrutor virtual procederá ao envio de mensagem, conforme o caso.

O instrutor virtual do simulador dispensa a presença física de um instrutor junto do mesmo, apesar de aconselharmos a utilização de instrutor presencial que é sempre uma mais-valia no ensino da condução para o aluno.


Objectivos

No início de cada exercício o instrutor virtual apresenta os objetivos a atingir pelo aluno, para que este perceba o que deve fazer para dar como concluído com sucesso o módulo.

 

Na imagem inicial temos um exemplo de um desses objetivos apresentados no início do exercício.


Relatório final de condução

No fim de cada exercício, e desde que sejam atingidos os objetivos iniciais propostos pelo instrutor, será apresentado um breve relatório com o tempo e quilómetros percorridos no exercício.

 

Será também apresentado o total de ações positivas (feedback) e ações negativas, que são agrupadas em diferentes níveis:

   - Erros de condução;

   - Infrações leves, graves e muito graves.

 

A imagem inicial do lado esquerdo exemplifica um relatório final de módulo.


Principais erros que o instrutor virtual detecta

- Falta de cinto de segurança;
- Mão contrária;
- Sentido proibido;
- Não paragem em Stop;
- Caminho do circuito errado;
- Não fazer piscas;
- Pisar traço contínuo;
- Passar semáforo amarelo;
- Passar semáforo vermelho;
- Colidir com peões e/ou veículos;
- Colidir com rails ou passeios;
- Não dar prioridade em passagens;
- Não dar prioridade a veículos;
- Velocidade reduzida em auto-estrada;
- Paragem em auto-estrada;
- Marcha atrás em auto-estrada;
- Não utilização de luzes de noite;
- Não utilização de escovas limpa pára-brisas em circuitos de chuva;
- Pedir mudança quando rotação baixa;
- Distância de segurança;

- Pedir mudança quando rotação alta;
- Mudança direção com pisca errado;
- Deixar motor do veículo ir abaixo;
- Motor abaixo com travão de mão;
- Colocar mudança não sequencial;
- Acelerar e travar em simultâneo;
- Velocidade excessiva;
- Pé na embraiagem em andamento;
- Pisar Bermas;
- Marcha atrás em andamento;
- Não ligar as luzes em túneis;
- Não desligar luzes;
- Não respeitar passadeiras;
- Entrar em faixa de BUS;
- Parar em Yellow Box;
- Excesso de velocidade;
- Utilização de máximos indevidos;
- Luzes desligadas em circuitos de nevoeiro;
- Não embraiar quando coloca mudança;
- Etc.

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