Só simuladores acreditados podem contar até 25% das horas de formação
De acordo com a portaria 185/2015 do IMT as aulas nos simuladores de condução podem ser contabilizadas até ao máximo de 25 % das horas de formação, considerando- se que cada hora de formação em simulador corresponde a 15 quilómetros percorridos para efeitos da formação prática mínima obrigatória.
Para que as aulas em simuladores possam ser contabilizadas é necessário que o simulador esteja acreditado pela nova deliberação de 2016, que o mesmo tenha sistema de autenticação de alunos e instrutores e que guarde os relatórios de todas as aulas. Deve, além disso, respeitar um conjunto de módulos a efectuar pelos alunos.
O SimDriver, simulador produzido e comercializado pela empresa portuguesa Brainwork, cumpre já todos os novos requisitos do IMT e, como tal, já se encontra acreditado por esta entidade.
Para descarregar a portaria 185/2015 clicar no PDF abaixo.

Conheça a deliberação do IMT de 2016
Considerando que o objectivo da simulação é constituir um suporte de formação
complementar na aprendizagem da prática da condução, o conselho diretivo do IMT, deliberou as características dos simuladores de condução:
1) Requisitos de equipamento hardware:
- Definição dos componentes físicos do automóvel necessário num simulador;
- Equipamento informático com sistema que permita a reprodução de sons;
- Sistema que permita visualizar a imagem frontal e periférica, cuja área projectada não pode ser inferior a 120 cm x 30 cm;
2) Requisitos do Software:
- Cenários de simulação (Início à condução, Vias urbanas, Vias não urbanas,Inserção auto-estrada ou via equiparada, Túneis, Pontes, Distância de segurança, Travagem, Eco condução, Risco);
- Sistema de gravação, armazenamento e envio dos dados;
- Autenticação/identificação do candidato/condutor e do instrutor;
- A gravação por cada candidato, do tempo de formação em simulador (data e hora legal portuguesa de início e fim da formação, quilómetros percorridos e conteúdos da formação);
- A emissão de relatório com os elementos;
- O envio de dados.
- Condicionantes aos cenários.
- Condições climatéricas em ambiente diurno e noturno;
- Sistemas de apoio à condução (ABS,ASR,AFU,ESP);
- Pressão e condição dos pneumáticos frontais e traseiros;
- Ações sobre o automóvel (Simulação de avarias);
- Caixa de velocidades ( manual e automática );
- Níveis de tráfego (congestionado, muito intenso, intenso, pouco intenso).
Para descarregar a deliberação 2016 clicar no PDF abaixo.

Simdriver adaptado à Portaria 185/2015
- Parametrização do tempo de cada lição até 60 minutos;
- Identificação do instrutor/aluno e desenvolvimento de protocolo de comunicação com diferentes softwares de gestão;
- Cálculo das emissões CO2 por g/Km para cada percurso;
- Exercícios em cruzamentos, rotundas, com obstáculos na via, vias com lombas, curvas, condições atmosféricas adversas, peões, distâncias de seguranças, tempos de reação, veículos estacionados, etc.