Navigator



Componente física do simulador

A parte física do simulador engloba todas as componentes diretamente relacionadas com um veículo: banco, guiador, apoios de pé, pedal de travão, pedal seletor de mudanças, indicadores de mudança de direção, buzina, luzes, interruptor do motor e painel de instrumentos virtual (que, por sua vez, contempla velocímetro, rotações, velocidade engrenada, luzes avisadoras, etc.).  A estrutura do simulador é composta por perfis retangulares metálicos, resultando num produto resistente e ergonómico, assemelhando-se em tudo à estrutura real de um motociclo.

O acesso ao simulador pode ser efetuado pelo lado esquerdo ou pelo lado direito, como se tratasse de um motociclo. As ações efetuadas sobre os componentes referidos anteriormente são medidas por sensores electrónicos e transmitidos a uma placa de recolha de dados, ligada ao computador via USB.


Orgão de comando - Guiador



O guiador é um componente fundamental para o controlo e direção do motociclo, apresentando uma estrutura tubular redonda . O guiador serve também de estrutura de apoio e montagem de outros componentes importantes do veículo tais como: punhos, travão, piscas, luzes, espelhos retrovisores, buzina e acelerador. 


Orgão de comando - Pedais

O sistema de pedais do simulador funciona como um motociclo real e é composto por dois pousa-pés, por um travão (acionado pelo pé direito) e um seletor de mudanças (acionado pelo pé esquerdo). O funcionamento das mudanças é igual a uma moto e a sequência é a seguinte: primeira mudança para baixo e as restantes para cima. 


O ponto morto – N –fica apenas entre a primeira e a segunda velocidade, sendo assinalado por um N no painel de instrumentos no monitor esquerdo. Para encontrar o ponto morto o procedimento é igual ao de um motociclo real: baixar sempre até à primeira velocidade e dar meio toque para cima (meio toque porque não é necessário elevar o pedal todo até ao fim do curso). O travão de pé funciona como um auxiliar ao travão da frente e o seu uso está de acordo com a realidade praticada nas motos reais, isto é, deverá ser usado em situações específicas de manobras.

Seguinte